domingo, 5 de dezembro de 2010

Capadócia

A Capadócia é uma região histórica e turística da Anatólia central, na Turquia. Atualmente, o termo Capadócia tanto pode referir-se a uma área de aproximadamente 15 000 km² entre Aksaray, Hacıbektaş, Kayseri e Niğde, cuja população total não chega ao milhão de habitantes,  como a uma área muito mais restrita, o triângulo com aproximadamente 20 km de lado delimitado por Nevşehir, Avanos e Mustafapaşa, a sul de Ürgüp, sendo esta última zona a mais conhecida em termos turísticos. Em muitos mapas, o nome da Capadócia não é mencionado, já que não corresponde a qualquer demarcação política. As características mais distintivas da região são as formações geológicas únicas, resultado de fenómenos vulcânicos e da erosão, e o seu rico património histórico e cultural, nomeadamente cidades subterrâneas e inúmeras habitações e igrejas escavadas em rocha, muitas destas com admiráveis frescos. Em 1985, o Parque Nacional de Göreme, uma das áreas mais famosas da região, com 9 576 ha, foi declarada Património  da humanidade pela UNESCO.

http://thefxmedia.com/wp-content/gallery/articulos/capadocia.jpg
A região é habitada desde há milhares de anos continuamente. Algumas civilizações antigas floresceram aqui, como a dos Hititas, tendo a região sido ocupada e sofrido influências de outras civilizações originárias da Europa e da Ásia Menor, tendo todas elas deixado a suas marcas.
http://www.viajespasion.com/wp-content/uploads/2009/02/capadocia-hotel.jpg
No início do 2º milénio a.C., a Anatólia viveu um período florescente, tendo atraído numerosos habitantes. Os assírios, célebres pelas suas qualidades comerciais, instalaram-se na região, atraídos pelas suas riquezas, principalmente minerais, organizando bazares chamados kârum. O kârum mais importante foi o da cidadela de Kanesh (hoje Kültepe), a Neša dos hititas. Os assírios vendiam estanho, têxteis e perfumes, e compravam ouro prata e cobre.
http://www.calypsoviagens.com.br/images/upload/CAPADOCIA.jpg
Este tipo de comércio durou aproximadamente 150 anos, tendo acabado devido a guerras entre reinos da região.
http://www.monark.tur.br/images/pacotes/yunakhotelcapadocia.jpg
Em 1925, uma equipa de arqueólogos descobriu em Kültepe as Tábuas da Capadócia, que descrevem a colónia mercantil dos tempos assírios e que são o documento escrito mais antigo sobre a história da Capadócia.
Ficheiro:Turkey.Aksaray004.jpg
Caravançarai era um tipo de pousada ou estalagem do Oriente Médio situado ao lado de estradas, onde viajantes podiam repousar e recuperar-se da jornada daquele dia. Os caravançarais apoiavam o fluxo do comércio, eram pontos de informação, e forneciam suporte às pessoas que se utilizavam das rotas de comércio cobrindo a Ásia, o Norte da África e as Bálcãs.
Ficheiro:Vulkan Hasan Bagi.jpg
A atividade dos vulcões da Capadócia, nomeadamente o Argeu, Hasan, Acıgöl, Göllü e Melendiz, entre o Miocénico superior, há cerca de 10 milhões de anos, até ao Pliocénico, há cerca de 2 milhões de anos, cobriram a região de estratos ignimbriticos de diferentes densidades. No início do Quaternário, depositaram-se lavas basálticas bastante duras. Calcula-se que, só o Erciyes terá originado depósitos que cobriram 10 000 km² com uma espessura entre 100 e 500 metros.
Ficheiro:CappadocciaCaveChurch.jpg
Templo Troglodita - A origem deste nome remonta ao Antigo Egipto onde havia o povo dos Trogloditas, que vivia instalado em rochedos próximo do Mar Vermelho.
Ficheiro:CappadocciaCaves.jpg
Habitações trogloditas.
Ficheiro:Demirkazik Crest of Aladag Mountains in Nigde Turkey.jpg
Há 60 milhões de formou-se a cordilheira de Tauro, na Anatólia meridional, ao mesmo tempo que se formavam os Alpes. A formação daquela cordilheira deu origem a numerosas elevações e depressões na Anatólia central.
Leia mais na Wikipédia

Um comentário:

  1. sonhei com capadócia , sonhos verídicos maravilhosos visto que mesmo sem conhecer é muito mais bela e interessante

    ResponderExcluir